TRANSDERELLA | Releitura da Cinderela reestreia nos palcos de São Paulo

Clássico da Disney é repaginado e protagonizado por atriz trans em um espetáculo que tem como objetivo discutir a identidade de gênero e promover a empatia para com as pessoas trans

E se a Cinderella que o mundo conhece fosse uma garota transexual?

Essa é a premissa para a peça Transderella, em apresentações especiais no Teatro Paiol em São Paulo nos dias 12,19 e 26 de julho.

O autor e produtor Lino criou o texto a partir de sua experiência durante trabalhos de capacitação profissional com a comunidade trans nos centros de transcidadania da cidade de São Paulo.

A partir dos relatos de vida destas pessoas, o autor teve a ideia de transpor para o universo lúdico e fantástico do contos de fadas, a realidade  das identidades de gênero e encontrou no clássico Cinderela do escritor francês Charles Perrault a base para abordar o preconceito e a dificuldade de aceitação dos transexuais na sociedade.

Nesta versão, Cindy é uma menina trans orfã, que sofre preconceito e maus tratos por parte de sua família adotiva. Sua madrasta, a terrível baronesa Angelique Furton e seus filhos, Sofia e Griseldo, que insistem em obrigá-la a usar roupas masculinas e chamá-la por seu nome de batismo, Daniel.

A rainha Íberi e seu filho, o príncipe Malik, decidem abrir o grande Baile Real de Máscaras a todo o povo. A nova regra para entrar é bastante especial: “Venham como realmente são. Sem máscaras!”. O decreto surpreende e inspira a menina Cindy, que deseja ir ao Baile como sempre viu a si mesma.

Com a ajuda de seus amigos, o ratinho Tatá e sua Fada Drag Madrinha, Cindy aprende a importância de perseverar e lutar pelos seus sonhos, mesmo em meio a tantas dificuldades e rejeição.

A peça tem como foco a identidade de gênero, mas aproveita a diversidade para trazer questões sociais vividas diariamente pelas minorias com o intuito de fazer o espectador se identificar e repensar suas atitudes.

Transderella não conta a história de uma princesa que espera seu príncipe, e sim de uma menina que descobre o amor como consequência do momento em que decide viver sem medo de ser quem realmente é. E que TODXS merecem ser felizes para sempre.

SERVIÇO:
TRANSDERELLA
Sextas: 12, 19 e 26 de Julho
Sessões sempre às 20h
Entrada: R$30,00 – inteiro / R$15,00 – meia
Endereço: Teatro Paiol  (Rua Amaral Gurgel, 164 – Vila Buarque, São Paulo/SP)
Elenco:  Alicia dos Anjos, Alessandro Fritzen, Fernanda Ramos, Gabi Tarifa, Jessica Oliveira, Lino, Mariana Sena, Mixa Andrade, Pedro Augusto, Priscila Labronice, Sydney Salvatori e Thiago Vaz
Direção: Lino
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 2h
Lotação máxima: 200 pessoas

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.