In this photo provided by the National Senior Games Association, 103-year-old Julia Hawkins, of Baton Rouge, La., celebrates after completing the 50-meter dash at the 2019 National Senior Games in Albuquerque, N.M., Monday, June 17, 2019. (Brit Huckabay/NSGA via AP) NYTCREDIT: Brit Huckabay/National Senior Games Association, via Associated Press

Mulher de 103 anos bate recorde e ganha medalha de ouro em corrida de 100m

Julia Hawkins, apelidada de “O Furacão” ganhou nesta semana a medalha de ouro na categoria de “100 anos e mais” dos Jogos Seniores de 2019, em Albuquerque, EUA.

Julia correu os 100 metros em 46,07 segundos, uma pontuação muito boa, embora não seja sua melhor marca.

Ela é a mulher mais velha a competir formalmente em uma pista americana, de acordo com a organização, que hospeda o evento de estilo olímpico para atletas de 50 anos ou mais.

A atleta passa a maior parte do tempo trabalhando no jardim de sua casa em Louisiana, onde guarda todas as medalhas de ouro acumuladas anos após anos.

“Estou ocupada, estou em movimento, não faço exercícios especiais , fiz isso no passado, mas agora não acho que precise.” declarou a idosa em entrevista ao site de noticias NYTIMES

Esta não foi a primeira vez. Julia Hawkins já havia participado há dois anos na mesma competição e teve um recorde mundial nos 100 metros, com um tempo bem abaixo dos 40 segundos.

Ela também estabeleceu um recorde nos 50 metros com um tempo de 21,06 segundos contra os concorrentes mais jovens que ela.

A atleta começou os treinos de corrida com 101 anos de idade Amtes disto, ela pedalava e ganhou vários títulos de bicicleta. Ela decidiu correr quando o ciclismo se tornou muito difícil.

É a atleta com maior quantidade de prêmios de todas as mulheres que competem nos Estados Unidos, de acordo com a Associação Nacional de Jogos para os Idosos.

Sobre Nelson Granja

Paulistano. Formado em Comunicação Social. Já fiz de tudo um pouco nesta vida e ainda tem muita novidade para aprender. Admiro todas as formas de expressão cultural, mas são as artes visuais (Cinema, Teatro, TV, Séries, Artes Plásticas e Fotografia) que me fascinam. Sou G no LGBTQ+