Após excluir foto de casal gay se beijando, Instagram reconhece o erro e pede desculpas

Ativistas de direitos LGBT e internautas manifestaram indignação com o Instagram, após a rede social ter apagado uma foto na qual exibia um beijo entre dois homens. A fotografia foi repostada, mas a mensagem inicial da companhia indicava que a imagem violava as diretrizes da rede social.

Postagem no Instagram que gerou a polêmica e foi removida pela rede social

Segundo o jornal Mirror, a fotografia entre Jordan Bowen e Luca Lucifer foi captada pela fotógrafa Stella Asia Consonni como parte de um projeto de nome “Love Me“, que visa explorar casais modernos. Depois que a postagem foi publicada, a fotógrafa recebeu uma notificação do Instagram avisando que a imagem violava as diretrizes da plataforma e que, se voltasse a acontecer, sua conta poderia ser desativada.

“Queremos que o Instagram se mantenha um lugar seguro para todos”, diz a mensagem da rede social.

Depois de ler as diretrizes do Instagram e constatar que não havia qualquer motivo para remover a fotografia, Consonni não conseguiu esconder a indignação.

“Se uma fotografia de um beijo entre dois homens é considerada muito inapropriada para uma das maiores redes sociais do mundo (que é detida pela maior rede social do mundo) e os presentes na imagem são sujeitos a abuso, que mensagem é que isso passa para as pessoas da comunidade LGBTQ+? E o que acontece em lugares onde a sociedade é ainda menos tolerante?”, indagou Consonni.

A correção do problema veio acompanhada de um formal pedido de desculpas do Instagram, que lamentou o episódio esclarecendo que a remoção foi um engano incentivado por denúncias massivas de usuários incomodados com uma publicação perfeitamente permitida na plataforma.

A fotógrafa comentou o episódio relatando que a solução rápida e a resposta da rede social restauraram um pouco a fé dela na humanidade. Porém, não é novidade que os filtros do Instagram e Facebook ainda são falhos e submetem muitos usuários a esse tipo de situação principalmente quando grupos de usuários se juntam para realizarem denúncias falsas.

Vale lembrar, o Instagram vem trabalhando desde o último ano no aprimoramento da sua plataforma para evitar que usuários sofram bullying ou qualquer tipo de preconceito. Porém, parece que usuários mal-intencionados sempre conseguem achar brechas para incomodar outros usuários bem intencionados.

Sobre Redação

O EmpoderadXs é um site de informação e opinião voltado para as minorias sociais