“Profissão viajante”: tecnologia permite ganhar dinheiro viajando pelo mundo

App de compartilhamento de bagagens possibilita renda extra para viajantes que trouxerem encomendas no espaço vago da mala

Grabr coloca viajantes em contato com os consumidores e os ajuda a criar uma logística de compra e entrega de produtos

Quem não quer viajar o mundo e ainda receber para isto? Hoje, já é possível graças ao compartilhamento de bagagens, uma iniciativa que tem crescido nos últimos anos. É uma maneira segura de obter uma renda extra e custear algumas despesas da viagem, como passeios e o transporte que, segundo pesquisa feita pela Opinion Box, é o que mais pesa no orçamento dos brasileiros que viajam para fora do país, representando entre 20% e 39% do total gasto na viagem.

Um exemplo no Brasil, é o Grabr –  app disponível em mais de 120 países que conecta viajantes a compradores e possui mais de 500 mil usuários cadastrados em sua plataforma. O aplicativo conta com um programa de “recompensas”, que permite ao viajante monetizar suas viagens: ao trazer produtos dentro do espaço livre de suas bagagens, o viajante recebe uma bonificação, que é calculada pelo app com base no preço do produto e pode ser diretamente negociada com a outra parte, o comprador.

“De acordo com dados da nossa plataforma, o Brasil é um dos destinos que mais recompensam os viajantes, com uma média de ganhos em torno de US$ 500 por viagem. E, como incentivo, a cada dez itens transportados em uma única viagem, a Grabr ainda oferece um prêmio de US$ 100”, explica Michele Chahin, gerente de marketing da Grabr. Michele ainda explica que é responsabilidade do viajante realizar a compra no exterior – geralmente por meio de um cartão de crédito – e depois fazer a entrega do pedido para o usuário que solicitou a encomenda.

Com a palavra, o viajante

A professora Talita Pazeto utiliza o aplicativo há dois anos. “Eu comecei a usar o app como compradora – fazia diversas encomendas de artigos infantis pelo site para viajantes que estavam indo para fora do país, principalmente para os EUA. O custo-benefício vale muito à pena. Quando viajei para fora do país para passar férias, me cadastrei como viajante para poder testar o outro lado e também trazer alguns itens para os brasileiros. Deu tudo certo e a experiência foi bem bacana. Com a recompensa dos pedidos consegui pagar uma parte das compras da viagem”, conta.

Como funciona para o comprador

Para gerar um pedido na plataforma é necessário inserir alguns dados do produto como a descrição do item e link de onde ele pode ser comprado no país do exterior. Com isso, viajantes indo ou voltando para estas localidades podem trazer o produto, com uma taxa de recompensa, calculada pelo app, com base no preço do produto. O valor da comissão só é liberado para o viajante após a entrega ser efetuada, garantindo a segurança do acordo. Em caso de problemas com o pedido e entrega da compra, a startup reembolsa os valores pagos, garantindo a segurança das transações.

O comprador além de economizar, não precisa pagar altas taxas de frete nem esperar meses para receber o produto. A economia para os brasileiros costuma ser de 30% a 40%, em média, podendo chegar a 70% em épocas de campanhas promocionais, como a black friday.

Sobre a Grabr
Disponível nos formatos app e desktop, Grabr é a plataforma marketplace que conecta viajantes e compradores que desejam produtos de outros países. De um lado permite que viajantes monetizem suas viagens ao trazer produtos dentro do espaço livre de suas bagagens e do outro, compradores que queiram produtos do exterior sem precisar viajar. Presente em 120 países e agora também no Brasil, a Grabr hoje possui ao redor do mundo mais de 500 mil usuários entre compradores e viajantes. Criada em 2015 em São Francisco – EUA pelos russos Daria Rebenok e Artem Fedyaev, a startup teve no ano passado um faturamento de cerca de 7 milhões de dólares e enxerga na América do Sul um grande potencial de mercado. Neste mês de março, recebeu um aporte de US$ 8 milhões da Foundation Capital e agora segue em franca expansão para se tornar cada vez mais forte no mercado brasileiro.

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.