Homo Driver | App que oferece transporte com segurança para LGBTQ+ já é uma realidade no Brasil

Primeiro app que conecta motoristas e passageiros LGBT+ foi lançado em Belo Horizonte visando preservar a segurança de uma comunidade que é cada vez mais alvo do ódio e da intolerância.

Lançado nesta terça (18) a capital mineira se tornou a primeira cidade a receber o aplicativo de transporte particular pensado para o público LGBTQ. Homo Driver funciona, de maneira semelhante, aos demais aplicativos que já circulam no país, com o diferencial de contar com um treinamento para especializar motoristas no trato à comunidade LGBTQ, dando prioridade na contratação de condutores que também sejam da comunidade LGBTQQ.

Este segmento de serviço surge como uma tendência, países como Índia e Inglaterra já possuem plataformas semelhantes.

Em suas duas versões, o aplicativo Homo Driver e Homo Driver Motorista já somam cerca de 800 downloads, sendo 700 de pessoas com interesse em ser passageiros e 90 pré-cadastros de motoristas. O objetivo da startup é em seis meses chegar a 10 mil downloads.

O processo de criação da startup, que prega em seu slogan “o direito de ser livre” teve inicio em janeiro deste ano.  A inspiração surgiu no sentido da inovação e prestação de um serviço social, em atender uma comunidade especifica oferecendo inclusão. “O curso despertou em nós uma reflexão social e iniciamos a busca de melhorias na prestação dos serviços voltados a comunidade LGBT ”, conta Thiago Vilas Boas, sócio-fundador da Homo Driver. Segundo ele, os casos reais de preconceito sustentam a a criação e disponibilidade do serviço.

A plataforma visa dar oportunidade de trabalho a membros da comunidade, que sofrem preconceito também no mercado de trabalho. Dificuldade atenuada principalmente com os transexuais.

De acordo com dados levantados pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), 90% da população de travestis e transexuais utilizam a prostituição como fonte de renda e possibilidade de subsistência, devido à dificuldade de inserção no mercado formal de trabalho e à deficiência na qualificação profissional causada pela exclusão social, familiar e escolar. Para ele, a meta da empresa de oferecer mais segurança e liberdade ajuda a combater “a segregação que já existe na sociedade para com a comunidade LGBT ”.

Segundo Vilas Boas, “O treinamento inicial dos motoristas não é apenas uma etapa do nosso processo de aprovação. É um programa continuo na parceria do profissional com a empresa. No programa são incluídas simulação de cenários possíveis de acontecer e de perfil de clientes que serão atendidos”.

Os aplicativos Homo Driver estão disponíveis para download em Android, e na próxima segunda (24/12) poderão ser acessados também na plataforma IOS. Após finalizado o download no smartphone, o usuário faz seu cadastro para login e tem acesso aos serviços. O aplicativo então, permite a busca por motoristas e passageiros baseada na localização voltada para o público LGBT.

Inicialmente, as corridas serão em Belo Horizonte e Contagem, com projeto de expansão no início de 2019. A proposta é chegar primeiramente nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo e posteriormente alcançar as principais cidades dos estados brasileiros.

Ficou interessado no serviço? Baixe o app da Homo Driver e boa viagem!

Assista ao teaser da empresa:

https://www.facebook.com/1882555432050261/videos/375348003012539/?t=10

Sobre Redação

O EmpoderadXs é um site de informação e opinião voltado para as minorias sociais