Quando Ismália Enlouqueceu | Peça propõe reflexão sobre novos costumes da terceira idade

Temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade estreia dia 19 de janeiro

Poemas de Olavo Bilac, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e outros importantes nomes da poesia dos séculos 19 e 20 são levados ao palco em Quando Ismália Enlouqueceu, dogrupo As Tias, que estreia no dia 19 de janeiro na Biblioteca Mário de Andrade. O espetáculo segue em cartaz até 17 de fevereiro, com sessões gratuitas aos sábados e domingos, às 18h. A companhia é composta porMaria do Carmo Soares, Salete Fracarolli, Cleide Queiroz e Joseli Rodrigues.

No espetáculo, os poemas ganham versões musicadas e dramatizadas, compostas pelo músico Tato Fischer, contemplando ritmos de época como a modinha, o lundu e a catira. Dirigida por Fernando Cardoso, a montagem visa reconstruir a memória de uma época de sonhos e anseios, ao mesmo tempo que mostra a significativa diferença daqueles tempos para os dias atuais. Além disso, a dramaturgia promove uma reflexão sobre o prazer e a alegria de viver na terceira idade, mostrando como os costumes e comportamentos das mulheres idosas mudaram.

O Brasil conta hoje com 19 milhões de idosos, faixa etária que mais cresce no país, representando 10,5% da população total. Eles despontam como um novo filão para empresas de produtos e serviços, pois 80% desse grupo recebe aposentadorias e pensões, além de ter obtido uma melhoria de renda nos últimos 10 anos. São pessoas que não se contentam mais em ficar em casa cuidando de netos e fazendo trabalhos manuais. Cada vez mais ativa e moderna, a terceira idade procura uma constante qualidade de vida e aproveitamento máximo de tempo.

SERVIÇO
Quando Ismália Enlouqueceu,
Biblioteca Mário de Andrade – R. da Consolação, 94 – República
Temporada:  de 19 de janeiro a 17 de fevereiro, aos sábados e domingos, às 18h
Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes (um ingresso por pessoa)
Classificação: livre

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.