Machismo e estupro dentro de penitenciárias femininas são tema em espetáculo de dança

O espetáculo “Ocupação RÉS – Mulheres em Cárceres” estreia dia 25 em São Paulo e revela os bastidores do sistema prisional feminino.

de São Paulo (CRD), de 25 a 28 de fevereiro.

Dividido em quatro performances, todas as ações do show colocam em discussão os cárceres velados em que as mulheres vivem socialmente, reunindo trabalhos de diversas ‘artivistas’, que têm como premissa ações artísticas disparadas por questões sociopolíticas. A Ocupação RÉS traz a mulher negra como protagonista de todas as ações e conta com a participação de mais de 30 profissionais diretamente ou indiretamente envolvidas.

(Foto : Noelia Nájera)

Atividades no Centro de Referência da Dança da cidade de São Paulo (CRD)
No dia 25, às 19h, a artista Carol Rocha Ewaci, vivencia no palco as sensações que uma mãe tem ao gerar e ver nascer seu filho em um ambiente hospitalar longe desumano e rodeado por procedimentos violentos e racistas. A performance “NascEnte” tem como pesquisa corporal as danças das orixás femininas do candomblé e as histórias de mães pretas e seus partos como motriz para o desenvolvimento de uma dança-performance. O contexto da apresentação é pautado na experiência de parto da própria intérprete, que leva ao público essas angústias para dar voz a diversos corpos femininos calados pela violência obstétrica.

A primeira mesa realizada no CRD, logo após a performance, aborda o adoecimento e mortes no cárcere e debate sobre saúde da mulher negra encarcerada, com as convidadas Andrea Arruda, Lucia Xavier e Lucila Faustino. A mediação é de Suzane Pereira da Silva. Às 19h dos dias 26 e 28, os espectadores têm mais uma oportunidade de ver RÉS.

Joyce Barbosa chega, no dia 27, também às 19h, com a performance Mãe Ancestral, fragmento do espetáculo Alguma coisa a ver com uma Missão, da Cia Os Crespos. A cena mostra uma mãe que mata e enterra seus filhos como tentativa de livrá-los da escravidão.

SERVIÇO:
Rumos Itaú Cultural 2017-2018
Ocupação RÉS – Mulheres em Cárceres
De 25 a 28 de fevereiro
Local: Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo (CRD)
Baixos do Viaduto do Chá, s/nº. – Galeria Formosa, Centro
São Paulo (SP)
Metrô Anhangabaú – Linha Vermelha – Telefone: 11 3214-3249
Entrada gratuita (retirar convite com meia hora de antecedênS

Sobre Redação

O EmpoderadXs é um site de informação e opinião voltado para as minorias sociais