True Colors Cup | Torneio de futebol e vôlei contra a LGBTfobia irá reunir 32 times em SP

A competição acontece nos dias 7 e 8 de setembro na capital paulista
com o objetivo de quebrar preconceitos e mostrar que há espaço para todos na prática esportiva

Em prol de um mundo esportivo com mais diversidade e tolerância, a maior cidade do país receberá em setembro a maior competição LGBT+ do Brasil. É isso mesmo, São Paulo será a sede da primeira edição da True Colors Cup, que chegou para ficar e promete agitar a capital paulista. Com 32 times jogando vôlei e futebol e tendo como anfitriões os paulistas Thunders Brazil e Unicorns Brazil, o torneio contará com 500 atletas divididos entre as duas modalidades.

As equipes, vindas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e, claro, São Paulo, disputarão 64 jogos nos dois dias de competição. A True Colors Cup receberá para muita animação dentro e fora de campo e de quadra os times AlligaytorsArtMix, BeescatsFull Boys e Karyocas(RJ), AngelsBárbarosBlue BirdsBullsDiversusFenerbouasNatusPegasusRangersRealThunders BrazilTwelveboysUnicorns BrazilVoleiboys e Vrau (SP), BharbixasFelinos e Predadores (MG), Tubarões e Dinosaurs (SC), Maragatos (RS), Taboa (PR) e Capital (DF).

“Acreditamos muito nesse movimento como um fator positivo na luta por um mundo de mais amor e inclusão. O maior benefício de tudo isso é que não nos escondemos, não temos vergonha de ser quem somos. Vivemos tempos complexos e de medo em relação à perda de direitos e espaços conquistados pela comunidade LGBTQ e, por isso, a True Colors Cup nasce para ser mais um movimento de luta, resistência e visibilidade da nossa causa, onde eu vejo o esporte como uma ferramenta de integração entre todos os meios sociais”, destaca Diego Cabral, fundador do Thunders Brazil.

“Jogar futebol e vôlei aqui é simbólico, porque estamos invadindo um território majoritariamente heterossexual, um espaço onde o preconceito se mostra de uma maneira ainda mais agressiva. Esse é apenas um primeiro passo para não precisarmos mais nos esconder em casa, no trabalho, para podermos viver quem realmente somos em qualquer ambiente”, completa Filipe Marquezin, fundador do Unicorns Brazil.

O evento acontecerá nos dias 7 e 8 de setembro, na Arena WS (futebol) e no Clube Nacional (vôlei), complexos esportivos que dividem o mesmo terreno no bairro da Barra Funda, em São Paulo. No sábado, 7, a abertura será às 10h, os jogos começarão às 11h e terminarão por volta das 20h. Já no domingo, as disputas iniciam-se às 09h e acabam por volta das 16h, com entrega de medalhas e troféus aos ganhadores da competição.

A primeira edição da True Colors Cup tem o apoio do Governo Britânico, como parte da campanha Love is GREAT, da Gilead Sciences e da DPlanners e a entrada é gratuita. Os organizadores apenas pedem que o público doe 1kg de alimento não-perecível (exceto sal) ou produtos de higiene pessoal, que serão destinados a instituições que trabalham em prol da população LGBT+ em situação de rua e risco.

“Aqui no Brasil decidimos apoiar a True Colors por promover uma plataforma inclusiva no esporte, além de celebrar os laços históricos do Brasil e Reino Unido no futebol”, afirma Malcolm Griffiths, diretor do VisitBritain no Brasil. “Dar visibilidade ao Reino Unido durante atividades da comunidade LGBTI+ é uma maneira de enfatizar as qualidades acolhedoras e inclusivas do país para que todas as pessoas possam visitá-lo e apreciá-lo. Se você gosta do inesperado e das descobertas, a campanha ‘Love Is GREAT’ expõe as possibilidades no Reino Unido de diversão, amor, cultura e muito mais”, completa Paul Gauger, vice-presidente executivo do VisitBritain para as Américas.

AÇÃO SOCIAL. O campeonato, que tem entre seus pilares o respeito à diversidade, a integração e acolhimento entre jogadores em um ambiente tolerante, livre de preconceitos e onde não haja espaço para a LGBTfobia, estenderá sua atuação buscando dar oportunidade e visibilidade a todos membros da comunidade LGBT+.

Por isso, em parceria com o Projeto de Reinserção Social Transcidadania, a parte técnica da competição (sumulação de jogos, apoio aos árbitros e demais funções congêneres) será realizada com a ajuda de jovens transexuais que fazem parte do programa, que tem como proposta fortalecer as atividades de colocação profissional, reintegração social e resgate da cidadania para a população LGBT+.

Os times paulistas Thunders Brazil e Unicorns Brazil têm consciência do seu papel de promover a cidadania plena, por meio da disseminação de conhecimento contra os preconceitos e pela busca da inclusão, respeito e representatividade dos membros da comunidade LGBT+. E, por acreditarem no poder de transformação do esporte e terem convicção de que não se pode permitir que a ignorância e a falta de informação vençam o respeito ao ser humano, veem na True Colors Cup mais um importante passo em prol de mais tolerância e menos LGBTfobia e preconceito na cidade de São Paulo e em todo o país.

MÚSICA E LAZER. Para a abertura do evento, teremos a presença da madrinha da True Colors Cup fazendo umpocket show de abertura. Com apoio da DPlanners, a cantora Nikki Valentine chega diretamente de Mikonos, na Grécia, para apresentar sua nova turnê, a Papa’s Princess, animando o público e cantando o hino que dá nome ao torneio.

E, entre um jogo e outro, os visitantes do evento poderão descansar e aproveitar para se divertir mais ainda no lounge organizado pela campanha Love is GREAT. O local promete ser o point certo para quem quiser dar aquela paquerada, bater um papo mais tranquilo ou relaxar um pouco. O espaço estará disponível durante todo o campeonato.

PREVENÇÃO. Buscando espalhar e fortalecer a conscientização a respeito dos cuidados e prevenção ao HIV/AIDS, a biofarmacêutica Gilead Sciences, aproveitará a ocasião para apresentar a campanha #EUPREVIVO. A intenção é esclarecer sobre todas as formas de prevenção contra o HIV – estratégia de prevenção combinada, e aproveitar para disseminar informações relevantes e tirar dúvidas do público sobre a profilaxia pré-exposição, mais conhecida como PrEP, além de abordar sobre a importância da testagem frequente. Durante o evento, também haverá a distribuição de materiais que informam sobre mitos e verdades a respeito da transmissão do vírus e que divulgará o site da campanha, onde o público poderá encontrar todo o conteúdo citado acima de maneira completa e de fácil entendimento, além de um panorama geral sobre a situação do HIV/AIDS no Brasil.

“Fazer parte da True Colors Cup é um orgulho para a Gilead Brasil, pois temos a diversidade e inclusão como pilares da nossa companhia e nada melhor do que apoiarmos um evento como este como forma de celebrar e demonstrar nosso compromisso com a comunidade LGBT+”, comemora Marilia Casseb, diretora associada de Relações Externas da Gilead Brasil.

ECONOMIA. Como todo evento de grande porte, a True Colors Cup irá movimentar a economia local. A estimativa da organização é que sejam injetados, pelo menos, R$ 500 mil nos setores de comércio e serviços da capital paulista. Só na realização do evento foram investidos em torno de R$ 100mil. Mais de 200 acomodações já estão reservadas em hotéis e sistemas do Airbnb na cidade pelas equipes e torcidas que prestigiarão o evento. O público esperado é mais de 2,5 mil pessoas que passarão pelo campeonato durante o sábado e o domingo.

SOBRE A CAMPANHA LOVE IS GREAT. O governo britânico celebra os direitos de pessoas homossexuais, bissexuais, transexuais, transgênero e intersexo apoiando diversas iniciativas com a proposta de inclusão de pessoas LGBT+. É o caso da True Colors Cup, que será realizada dias 7 e 8 de setembro deste ano em São Paulo.

O VisitBritain, agência nacional de turismo do Reino Unido, lançou a campanha Love is GREAT em 2014 para celebrar a nova lei de casamento entre pessoas do mesmo sexo na Inglaterra, no País de Gales e na Escócia. A campanha destaca a Grã-Bretanha como uma escolha de férias abrangente para visitantes LGBT+, oferecendo experiências únicas – de férias nas cidades a fugas no campo – que são facilmente acessíveis e abertas a todos, independentemente da sua sexualidade. O Reino Unido é reconhecido como um dos países mais progressistas do mundo para os direitos LGBT+. Em 2018, o destino foi escolhido por volta de 240 mil turistas brasileiros, justamente por ser amigável e acolhedor para todas as pessoas, independente da sua orientação sexual ou identidade de gênero. Mais informações sobre o pacote de viagens Love is GREAT no site visitbritain.com/loveisgreat.

SOBRE A GILEAD SCIENCES. A Gilead Sciences é uma biofarmacêutica global com DNA científico e dedicada à pesquisa e desenvolvimento de terapias inovadoras para prevenção, tratamento e cura de doenças potencialmente fatais, como HIV/Aids, hepatites, entre outras. Além de responsável por grandes conquistas para a saúde e a qualidade de vida, como o primeiro antirretroviral single-tablet, a Gilead se destaca por seu programa de acesso universal. Sem paralelo na indústria, ele se apoia na diferenciação de preços e em licenciamentos exclusivos para fabricação de genéricos de acordo com critérios objetivos e transparentes, como PIB per capita, IDH, prevalência da doença e maturidade do sistema de saúde de cada país. A Gilead possui operações em mais de 30 países, com matriz em Foster City, Califórnia, nos Estados Unidos.

SOBRE A DPLANNERS. A DPlanners é um hub de inovação e planejamento, focada em Live Marketing, o marketing dirigido para eventos, ativações inovadoras de marcas, desenvolvimento de ideias e integração conceitual para diferentes clientes. Com planejadores, os “planners”, espalhados por São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Londres, Lisboa e Barcelona, já realizou o planejamento criativo de eventos em projetos com diversas agências de São Paulo como Casa Da Vila, Banco de Eventos, Figgo e Smartlog, abrangendo grandes clientes como Globo, Adidas, Takeda, Pernod Ricard, Tegra, Goodyear, entre outros.

SERVIÇO
True Colors Cup
Quando: 7 de setembro das 10h às 20h e 8 de setembro das 09h às 16h
Onde: Arena WS/Clube Nacional – Av. Marquês de São Vicente, 2477 – Portão 1 – Barra Funda, São Paulo
Entrada Gratuita (opcional a doação de 1kg de alimento não perecível, exceto sal, ou produtos de higiene pessoal)
Instagram: 
@TrueColorsCup

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.