Patricio Manuel, the world’s first professional male boxer who is transgender in Everlast campaign. Credit: Everlast

1º boxeador trans do mundo vira garoto propaganda da marca Everlast

Everlast, a marca líder no boxe, escolheu o lutador Patrício Manuel para a campanha “Seja o primeiro”. Manuel é o primeiro boxeador transgênero a competir na categoria profissionais.

Depois de se tornar o primeiro lutador de boxe transgênero do mundo ao lutar e vencer uma luta em dezembro de 2018, Patrício Manuel segue fazendo história ao se tornar o garoto-propaganda da Everlast, uma das maiores marcas esportivas de luta, ocupando uma posição que já foi de lendas como Jack Dempsey, Sugar Ray Robinson e Canelo Álvarez.

Manuel começou a sua carreira no boxe nos anos 2000, competindo como uma mulher. Ele venceu cinco campeonatos nacionais amadores e chegou a competir na seletiva norte-americana para as Olimpíadas de 2012, em Londres. Mas, uma lesão no ombro em 2012 foi o gatilho para que ele entrasse em depressão e reavaliasse suas prioridades.

“Quando eu era criança, sempre pensava em mim como um garoto, mas, aprendi logo cedo que alguém como eu seria ensinado a ser uma menina. Então eu aprendi a esconder esse sentimento, essa parte de mim. Mas, tudo que te deixa pra baixo por muito tempo, trará consequências. E a minha foi que eu me desconectei de quem eu era”, explica Manuel.

Foi então que Manuel decidiu fazer a transição. Entretanto, após tomar a decisão, o boxeador foi abandonado pelos treinadores e até pela academia onde praticava e que precisou lutar sozinho pelo reconhecimento das associações de boxe.

“Muitas pessoas vinham até mim e diziam, “você poderia ter sido uma das maiores boxeadoras de todos os tempos, mas desistiu de tudo isso para ser você mesmo?”. Minha resposta era sempre que me sentia muito mal vivendo aquela mentira.

Após seis anos buscando recuperar sua vida e reconhecimento, Manuel fez história em dezembro de 2008. Ele não apenas foi o primeiro boxeador transgênero a subir em um ringue profissionalmente, mas também a conquistar uma vitória oficial no boxe.

“Muita gente dizia que era impossível alguém como eu lutar contra um homem cis e vencer. Felizmente eu pude provar que estavam errados ao vencer naquela noite”.

Assista a publicidade da campanha “Seja o Primeiro”:

Sobre Nelson Granja

Paulistano. Formado em Comunicação Social. Já fiz de tudo um pouco nesta vida e ainda tem muita novidade para aprender. Admiro todas as formas de expressão cultural, mas são as artes visuais (Cinema, Teatro, TV, Séries, Artes Plásticas e Fotografia) que me fascinam. Sou G no LGBTQ+