GRLS! | Além de shows, Festival promove imersão no universo feminino através de painés e debates

Festival que acontece nos dias 7 e 8 de março com a proposta de celebrar o papel das mulheres na cultura, irá mesclar palestras, oficinas, rodas de conversa e shows no Memorial da America Latina em São Paulo.

“Pensamos em um festival feito por mulheres e não-binários, mas que crie uma discussão para todos os gêneros. Queremos fazer pensar, refletir e também conectar todas as pessoas. A mulher sempre tem que se esforçar mais, se impor mais e conquistar mais para ser respeitada. Temos muitas mulheres fortes em todos os setores da indústria da música, tanto no palco como atrás dele, fazendo tudo acontecer. Queremos amplificar essas vozes e ser um marco neste sentido. Celebrar tudo o que já foi conquistado e abrir caminho para o que ainda precisamos melhorar, criar e conquistar”, afirma Paola Wescher, diretora artística da produtora T4F.

Inspiração, reflexão, transformação e ação são os ideais que compõem o festival GRLS!, que irá proporcionar um espaço onde as pessoas possam ser ouvidas, passar suas mensagens adiante, ganhar visibilidade e ser reconhecidas adequadamente.

A música é uma das formas mais profundas de conectar as pessoas e fazer acontecer. Para unir essa energia com a força e o empoderamento feminino, o festival se compromete a ter uma escalação 100% composta por artistas mulheres, internacionais e nacionais, representando vários estilos musicais como pop, MPB, indie, R&B e hip-hop.

Mas a força de GRLS! vai além. O diálogo é uma das ferramentas mais poderosas de promover mudanças e ampliar vozes, por isso, o público terá a oportunidade de vivenciar essas transformações nos dois dias do festival. Talks será um espaço dedicado a palestras, oficinas e de muita conversa e com a pretensão de fazer com que as discussões geradas dentro de GRLS! se amplifiquem para outros espaços e outros grupos de pessoas.

Isis Vergílio e Renata Simões serão responsáveis pela curadoria do Talks. Produtora cultural, Isis Vergílio é atualmente colunista do site da revista Marie Claire. Renata Simões é diretora, repórter e mediadora em debates.

Para conhecer a realidade de quem trabalha efetivamente em prol das mulheres, GRLS! também contará com a presença de coletivos que englobam todas as causas relevantes do universo feminino ao quebrar barreiras e defender a representatividade.

Confira as atrações do espaço Talks

Para os dois dias de festival, foram preparados vários painéis de discussões que envolvem temas que permeiam nossa vida digital, corpo e mente, empreendedorismo com espaço para o público fazer perguntas para os participantes.

“Conexão Corpo e Mente” com a presença da apresentadora Fernanda Lima.

No dia 7 de março, a primeira atividade começa, às 10h30, com a aula “Conexão Corpo e Mente”, com a bailarina Camila Ribeiro. A proposta é despertar e estimular o corpo para preparar para a maratona que segue no Talks.

Na sequência, a discussão gira em torno das expectativas para a construção de um novo mundo, na mesa redonda “Amanhã Chegou: Construindo um Novo Mundo”, com a participação da líder indígena Alessandra Munduruku, da atriz e apresentadora Luana Xavier e das cantoras Lovefoxxx (Cansei de Ser Sexy) e Raquel Virgínia (As Bahias e a Cozinha Mineira).

A partir do meio-dia, o GNT propõe um “Salto Livre”, debate sobre o futuro das escolhas em uma sociedade livre, que conta com o apresentador Caio Braz, a sócia fundadora da Inesplorato Débora Emm e Camila Moletta (Head de Design F.oxi Consulting e Cofundadora MORE GRLS).

“A obrigação do textão” é o tema do debate que começa às 13h30 e conta com as participações da jornalista Cris Naumovs, do escritor Antonio Prata e da sócia e diretora executiva da plataforma Quebrando o Tabu, Fernanda Flandoli.

Astrid Fontenelle

Para encerrar o dia, a partir das 14h25, tem o debate “Nos Leiam”, propondo a reflexão sobre a produção do conhecimento das mulheres e a necessidade de leitura, conhecimento e valorização, com a participações da atriz, pesquisadora e produtora cultural Roberta Estrela D’Alva que abre o painel e da apresentadora Astrid Fontenelle e das escritoras Conceição Evaristo e Djamila Ribeiro.

No dia 8 de março, a partir das 10h30, o GRLS! reúne um time de peso para debater a questão “Amamos o que Fazemos e Precisamos Pagar Nossos Boletos”, com as participações da influenciadora digital Jout Jout, do fotógrafo Cartiê Bressão, da head de conteúdo da Ogilvy Samantha Almeida e das integrantes do grupo Mulamba.

A partir das 11h30, o tema gira em torno de um assunto pertinente nas plataformas digitais: “Cancelar e ser Cancelado”, com as participações da cantora Linn da Quebrada, do babalorixá e antropólogo Pai Rodney, da assistente social e escritora Carla Akoritene e do apresentador João Vicente Castro.

A “Conexão Corpo e Mente” é tema do talk que acontece, às 12h40, com as presenças da Monja Coen e da apresentadora Fernanda Lima.

Logo em seguida, a partir das 13h35, é vez da “Plateia Entrevista”, com mulheres pioneiras em suas áreas abrindo espaço para serem entrevistadas pelo público presente, com as presenças da cantora Pitty, da astróloga Madame Broona e da apresentadora Didi Couto.

O encerramento fica por conta do debate “Ageless x Etarismo”, com as participações da apresentadora Astrid Fontenelle, da atriz Mônica Martelli e da arquiteta e urbanista Joyce Berth.

Serviço

Festival GRLS!
Memorial da América Latina
Datas: 07 e 08 de março de 2020 (sábado e domingo)
Abertura das portas do espaço Talks: 9h30
Abertura das portas do espaço Shows: 14h00
Local: Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – CEP: 01156-001).
Capacidade: 18.000 pessoas por dia
Classificação etária: Todas as idades. A partir de 16 anos desacompanhados

Sobre Redação

O EmpoderadXs é um site de informação e opinião voltado para as minorias sociais