Auge da Futilidade | Com mais de 1 mil mortes por dia no Brasil, sauna de São Paulo reabre em meio a pandemia

A drag queen Silvetty Montilla anunciou o retorno da sauna hoje em sua conta do instagram causando indignação e perplexidade por parte de seus seguidores

Nesta terça-feira (21) enquanto o Brasil atinge o pico de mais de 2 milhões de casos de COVID-19 confirmados e o número de mortes se aproximando dos 100 mil, algumas saunas – com ênfase no relacionamento sexual entre seus clientes – anunciam a retomada das suas atividades, como é o caso da Chilli Pepper, em São Paulo.

A sauna anunciou hoje em sua conta oficial no Instagram que retomaram as atividades normalmente, o que chocou internautas do país. Segundo o estabelecimento, a Chilli Pepper está adaptada aos protocolos de reabertura assinados pela prefeitura de São Paulo. As medidas incluem uso obrigatório de máscara, medição de temperatura e um túnel de desinfecção na entrada. A drag queen Silvetty Montilla foi uma das que também anunciaram o retorno das atividades em tom de celebração e pedindo que as pessoas “respeitem às medidas”, o que causou grande indignação na população LGBTQ+.

O maior impacto negativo entre os comentários na internet se baseiam nos riscos altíssimos de infecção por se tratar de um lugar fechado onde pessoas vão para ter relações sexuais e contato corporal. Além de irresponsável para a população como um geral – uma vez que pessoas assintomáticas podem entrar no estabelecimento, transmitir o vírus para outros clientes e, ao retornarem para suas casas, infectar toda sua família gerando uma disseminação em cadeia – é um tanto quanto hipócrita esperar que as pessoas irão à sauna apenas para visitar o local e aproveitar o banho de vapor. É como aconteceu com a reabertura das praias no Rio de Janeiro: as mesmas estão liberadas somente para práticas de esporte individual, porém basta um passeio pela orla pra ver os grupos de pessoas tomando banho de sol e de mar desrespeitando a lei e ignorando o isolamento.

Um dos internautas disparou: “Vão servir chá de cloroquina também?” fazendo uma alusão às especulações que o dono da sauna, Douglas Drummond, é eleitor de Bolsonaro, seguido por vários comentários de usuários no post da sauna o chamando de bolsominion. O presidente, o qual virou referência mundial pelo descaso ao combate à pandemia de coronavírus, sempre discursou abertamente pregando uma minimização da seriedade da doença e incentivando empresários do setor privado à reabertura do comércio, indo contra as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Especialistas da área de saúde atribuem aos números exorbitantes de infecção e alta taxa de mortalidade à população que não respeitou a quarentena, seguindo o exemplo de Bolsonaro.


No entanto, não foi informado pelo estabelecimento como será feito para garantir que as medidas de segurança sejam respeitadas, como o distanciamento de 2m entre cada cliente e o uso de máscaras constantemente.

Sobre Ethan

DJ, produtor, YouTuber, profissional de marketing, queer, gamer, antifa, ativista LGBTQ+, coreógrafo de boate e agora também redator. Apesar de sarcástico, com um senso de humor duvidoso e personalidade forte; no fundo sou daqueles que dá colo pra quem precisa e luta com garras e dentes contra qualquer tipo de desigualdade e injustiça.