Essa Coca é Fanta | Campanha contra homofobia da Coca-Cola conquista 2 Leões de Ouro em Cannes

A ideia de uma marca conseguir mudar uma expressão local de cunho pejorativo para uma jogada positiva foi a grande sacada da Coca-Cola. Por muito tempo usada no Brasil como uma expressão de conotação homofóbica e ofensiva, “Essa Coca é Fanta” conseguiu se consagrar em Cannes como uma mensagem pró-diversidade.  Criada pela agência David São Paulo, levou três prêmios, sendo dois ouro e um de prata. O case procurou mudar a imagem negativa da expressão ao colocar, de fato, Fanta em uma série de latas da Coca-Cola que foram distribuídas a um grupo de influenciadores, que traziam a frase “Essa Coca é Fanta. E daí?”.

A proposta agradou aos jurados de Cannes e conquistou quatro troféus na última quinta-feira (21). Em PR, a peça foi premiada com dois Leões de Ouro e um de Prata e na categoria Media, levou outro Ouro.

O case já vinha mostrado sua força ao conquistar, em maio, o Blue Wave, premiação máxima do Wave Festival in Rio. A ideia levou meses para ser materializada e foi alvo de diversos debates e ajustes entre a Coca-Cola e a agência para que a mensagem fosse transmitida de maneira correta. Para dois dos criativos que participaram da criação da campanha – Jean Zamprogno e Fernando Pelizzaro, conhecidos como Zampa e Zaro – o trabalho representa a situação em que a marca abraça o poder da ideia. “Para um anunciante tradicional como a Coca-Cola, acreditar em uma mensagem sobre diversidade e fazer uma grande mobilização para que o case acontecesse foi um grande exemplo de ousadia”, elogia Zampa. A marca conseguiu liderar uma discussão e uma mudança de comportamento. As pessoas deixaram de usar a expressão de forma pejorativa para usar isso de um jeito positivo e com o humor do brasileiro”, diz Patricia Bartuira, diretora de contas da FleishmanHillard e jurada na categoria.

Assista a campanha :

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