Vazamento de nudes | Por que homens ganham elogios e mulheres ganham ofensas?

O machismo estrutural e a cultura do patriarcado ainda consideram o homem garanhão e rotulam a mulher como vagabunda, mesmo que estejam em situações análogas

Nessa semana um suposto nude do cantor Tiago Iorc vazou gerando um verdadeiro rebuliço nas redes sociais. Em meio a disseminação da nude do cantor um debate tomou conta da rede questionando o porquê do tratamento diferenciado entre homens e mulheres quando o assunto é vazamento de nudes.

Além do Tiago Iorc, que até o momento não se posicionou sobre assunto, outros artistas já foram expostos dessa maneira. Um deles é o cantor Léo Stronda que teve uma foto vazada na internet em 2017 e ele mesmo fez piada com a situação, após ter suas nudes expostas. “Vou levar na esportiva e zoar junto com vocês ! Obrigado pelos elogios. Quiseram passar a perna em mim, logo eu, que tenho 3” brincou o cantor.

Assim como no caso de Leo Stronda, muito elogios foram feitos após o vazamento da foto de Tiago Iorc. Porém, curiosamente o mesmo não acontece quando a foto em questão é de uma mulher, já repararam?

Vale ressaltar que é crime vazar foto íntima de qualquer pessoa sem permissão. Mas o ponto da questão é: porque os homens ganham elogios quando expostos e as mulheres ganham ofensas?

Em 2019, aconteceu a mesma polêmica envolvendo a cantora Luísa Sonza.  A cantora teve uma foto íntima vazada nas redes sociais e diferente do que aconteceu com Tiago Iorc e Léo Stronda, ela foi massacrada pelos internautas.

Em 2012, a atriz Carolina Dieckmann também foi alvo de crítica por ter fotos nuas vazadas através de um hacker. E em 2019 voltou a ser alvo de críticas, mas dessa vez, por uma foto que postou em sua rede social sem calcinha em homenagem a seu marido Tiago Worcman. A atriz rebateu alguns comentários de seguidores mostrando a diferença entre uma foto que foi vazada por um hacker e uma foto que foi publicada e consentida por ela: “Minhas fotos foram vazadas, foram roubadas e fui chantageada… Mas hoje, esse episódio que foi triste ajuda um monte de gente reclamar e ser ouvida quando for roubada também. Juntas somos mais fortes” afirmou a artista.

Precisamos falar sobre machismo estrutural

Ser mulher em um sistema machista significa muitas vezes ser ofendida, ignorada, violentada ou até morta por fazer coisas que homens desde sempre, são elogiados por fazer. É fato que há várias comparações relacionando homem e mulher em que a mulher nunca leva vantagem, por exemplo: “Homens são garanhões”, “mulheres são vadias”.

O vazamento do nudes dessa semana, deixou bem claro com os comentários postados pelos internautas que isso é resultado de uma cultura que promove a inferiorização da mulher. Só pelo fato de ter sido foto de um homem que vazou, não houve a ridicularização em massa. É claro que teve comentários achando aquilo um absurdo, mas não tanto quanto comparado ao vazamento de um nudes feminino.

Você já parou para pensar o quanto nossa sociedade em pleno século XXI, ainda se estrutura em torno da diferença nos papéis sociais de gênero?  Ou seja, trata homens e mulheres de formas diferentes, mesmo nas situações em que ambos tem as mesmas qualificações, as mesmas aptidões e o mesmo preparo para realizar o mesmo tipo de serviço, tarefa ou trabalho. Isso é chamado de machismo estrutural.

O machismo estrutural se trata de dar oportunidades e tratamentos desiguais a homens e mulheres, simplesmente por serem homens e mulheres, como se fosse natural a diferença da qualificação ou desempenho para uma determinada atividade.

Mesmo que as organizações feministas conquistaram para as mulheres direitos reprodutivos de liberdade civil e politica, ocupação de cargos de poder, acesso à educação e muitos outros direitos. Ainda assim, mesmo que as mulheres tenham garantido essa igualdade formal, ainda há o machismo reinando na sociedade.

Sororidade

O que mais impressiona nas críticas relacionadas as duas artistas, é que boa parte delas foram feitas por outras mulheres. Dessa forma, algumas deixam de lado a questão do empoderamento feminino e a consciência coletiva das mulheres que não deixam ser inferiorizadas pelo gênero masculino.

Na ajuda para combater o machismo, o conceito da sororidade é bastante usado e deixa explícito que representa solidariedade entre mulheres, que se apoiam para conquistar a liberdade e a igualdade que desejam. É respeitar, ouvir e dar voz umas às outras sem julgamentos.

A mulher é colocada em uma situação de inferioridade social na maioria das vezes e as pessoas se sentem naturalmente no direito de falar por cima dela, de achar que é obrigação dela ter o cuidado com tudo o que faz e não sair mal falada por aí.

O machismo estrutural da nossa sociedade ainda prevalece em boa parte das ações da população. As pessoas precisam parar de fingir que isso não acontece ou não é uma questão de gênero. É fundamental refletir sobre atitudes como essas e combatê-las com propostas, onde seja possível enxergar que o patriarcado não é mais soberano e que as mulheres devem mostrar sua força , provando que podem e são capazes de alcançar e dominar o que desejarem.

O que fazer caso tenha um nude vazado?

O compartilhamento de fotos íntimas sem o consentimento da outra pessoa, é considerado crime, qualquer que seja a imagem. A responsabilidade passa a ser não apenas de quem obteve as imagens, mas também de quem as repassou e de quem as recebeu.

Caso o ato seja feito através de uma invasão é criminalizado pela lei “Carolina Dieckmann”  Lei nº 12.737/12, que criminaliza a invasão de dispositivo de informática alheio para obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização do proprietário.

E se foi compartilhado sem o consentimento da outra pessoa retratada nas imagens, o ato é configurado como importunação sexual e a pena pode variar de 1 a 5 anos de prisão.

Sobre Redação

O EmpoderadXs é um site de informação e opinião voltado para as minorias sociais